quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Risoto de Camarão do Sebastião

Essa receita, além de deliciosa é muito importante! É a primeira contribuição de um amigo (e sócio do blog), o que reforça a ideia do nosso blog ser um espaço para compartilhar experiências e receitas de todos! Meu amigo Sebastião Dantas preparou um risoto maravilhoso e mandou a receita para compartilharmos. Valeu Sebá! E vocês, divirtam-se com essa receita de encher os olhos e dar água na boca! Lá vai!

INGREDIENTES:

01 kg Camarão médio sem casca.
250 g Camarão grandes sem casca.
02 Xícaras de chá de arroz arbóreo
Suco de 03 limões
05 dentes de alho, picados os espremidos.
01 Xícara de chá de suco de laranja natural
100 g de Champion, cortados em tiras grandes
01 lata de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
Cheiro verde picado (coentro e cebolinha)
Alecrim
Vinho branco

VAMOS FAZER:

Coloque os camarões em uma vasilha,  salgue a gosto, e derrame sobre eles o suco de limão. Coloque em vasilhas separadas os camarões médios e os grandes. Deixe curtindo por 20min. Mexendo algumas vezes. Em seguida escorra bem.
Em uma panela grande coloque 5 colheres de sopa de azeite e a maior parte do alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Adicione o camarão médio, quando ele soltar a maior parte da água, apague o fogo. Escorra a água e deixe-a numa vasilha. Em seguida refogue o camarão com azeite, ponha uma boa pitada de alecrim, coloque metade do suco de laranja, acrescente meio copo de vinho branco, deixe evaporar uma parte. Coloque o creme de leite e o queijo ralado, (para ficar mais uniforme bata o creme de leite junto com o queijo ralado, no liquidificador, por 5 minutos) misture bem e acrescente o Champion. Reserve.
Refogue os camarões grandes com azeite, alho acrescente suco de laranja e vinho branco e deixe evaporar, sem secar totalmente. Reserve.
Numa panela menor refogue o arroz com alho, sal e azeite, quando o arroz estiver grudando na panela acrescente a água do camarão. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando. Se necessário vá acrescentando mais água, sempre fria, até o arroz ficar no ponto de sua preferência.
Numa panela de barro ou outra de sua preferência coloque o arroz no fundo e camarão por cima, misture levemente, usando duas colheres grandes. Use os camarões grandes para decorar ao seu gosto, coloque o cheiro verde, picado, por cima e abafe por mais dez minutos.

Sirva na própria panela. Esta receita serve até 06 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário