quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Risoto de Churrasco ou "Ranguerol"

Todo churrasco que se preza sempre gera sobra de carne. Aqueles pedaços que esfriam e que costumam ir ao lixo. Pois eu descobri uma receita maravilhosa de um risoto para ser feito ao final do churrasco, para arrematar a comilança (que normalmente é grande!).

Para começar, pegue um recipiente, que meu amigo Sebastião Dantas chama de "cemitério" e vá guardando todo pedaço de carne que não é consumida pelos seus convidados. Após juntar todos os pedaços, corte-os em pedacinhos bem pequenos e reserve.

Pique uma cebola grande e uns 10 dentes de alho. Numa panela funda refogue o alho e depois a cebola no azeite. Quando estiverem dourados, coloque a carne picada, adicione uma generosa porção de pimenta do reino em pó (o ideal é sempre ter o moedor). Adicione uns 50 ml de vinho tinto seco e um pouco de molho shoyu  e deixe a carne fritar bem em fogo alto.

Acrescente o arroz já cozido (que normalmente também sobra), mexa bem e deixe fritar tudo junto. Acrescente um pouco mais de vinho tinho e shoyu, mexa mais um pouco e deixe fritar para o arroz incorporar todos os sabores e o vinho evaporar o álcool. Desligue o fogo e cubra a panela com um pano de prato para que termine o cozimento no vapor. Sirva 5 min depois, será o maior sucesso!

Meu amigo André Esdras, depois que me viu fazer essa receita, diz que faz o churrasco já pensando no risoto e separando as carnes. A galera do nosso condomínio chama esse prato carinhosamente de "ranguerol". Sebastião, eu sei que você tem uma variação dessa receita. Manda ela pra nós, para que possamos compartilhar com os nossos amigos.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário