sábado, 2 de novembro de 2013

Escondidinho de Carne de Sol

Uma receita muito conhecida entre nós é o Escondidinho de Carne de Sol. Nas minhas andanças, já provei escondidinho de todas as formas e com todos os sabores possíveis, alguns ótimos, outros nem tanto. A minha receita, parte da ideia de unir uma boa carne de sol com um bom purê de batatas e queijos. Acho que essa fórmula é campeã.

INGREDIENTES:

500 g de carne de sol;
02 cebolas;
06 dentes de alho;
Azeite
300 g de queijo mozzarela (ou coalho);
05 batatas grandes;
02 colheres de manteiga ou margarina;
01 copo de leite;
01 ovo;
01 pitada de noz moscada;
Sal e pimenta do reino a gosto.

VAMOS FAZER:

Existem várias formas de preparar Carne de Sol:

1) Coloque em uma vasilha pedaços grandes de carne de sol, de molho em água fria durante 1 noite. Na manhã seguinte, troque a água e deixe ainda de molho até a hora de prepará-la. Retire a água e coloque a carne em uma panela, adicione leite até um nível que quase cubra a carne. Leve ao fogo para cozinhar com as gorduras (se houver), até a carne fica macia. Durante o cozimento, vire a carne 2 ou 2 vezes. Não é motivo de preocupação se o leite muda de cor, ficando amarelado ou talhado. Quando a carne estiver macia, retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, retire as gorduras, se houver, e desfie a carne. Reserve.

2) Corte a carne de sol em cubos de 5 cm, coloque de molho em água fria para retirar um pouco do sal. Deixe de molho por 4 horas trocando a água 2 ou 3 vezes. Coloque os cubos de carne em uma panela de pressão, cubra com água fria e cozinhe por 40 minutos. Deixe esfriar e desfie a carne eliminando eventuais partes de gordura. Reserve.

3) Vá no Tábua de Carne com sua esposa, peça uma carne de sol completa. Como vocês dois não dão conta, peça para embalar e leve para casa. Quando chegar lá, corte em cubinhos bem pequenos ou desfie. Reserve.

Bem, com a carne cozida e desfiada, pegue uma panela alta, coloque azeite ou manteiga e quando estiver bem quente, coloquea cebola picada e em seguida, o alho picado. Refogue bem. Coloque a carne desfiada e refogue tudo. Coloque uma pitada de pimenta do reino para dar um sabor mais picante. Reserve.
Para o purê, descasque e amasse as batatas. Numa panela, coloque duas colheres de margarina ou manteiga. Quando estiver derretida, coloque as batatas amassadas, mexa bem e vá complementando com leite. Quando estiver com a textura ideal de purê, coloque uma um ovo e pitada de noz moscada. Mexa bem até que tudo fique uniforme. Reserve.

Com tudo pronto, pegue uma travessa, coloque a carne no fundo, uma camada generosa de queijo por cima, coloque o purê e outra camada de queijo. Passe um fio de azeite e leve a travessa ao forno por aproximadamente 20 a 30 minutos (até o queijo derreter bem).
É uma delícia. Abraços

DICA: Este prato fica ótimo com qualquer carne ou frango, inclusive aquela que sobrou do almoço, um assado de panela etc. O importante é cortar a carne em pedaços bem pequenos e preparar da forma como sugerido aqui, fritando bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário