sábado, 2 de novembro de 2013

Penne ao Pomodoro com cubinhos de filé

Amigo, se você já tentou fazer o espaguete ao pomodoro que está no nosso blog, essa receita é super fácil de fazer. Você irá perceber que, com pequenas variações, criamos um prato completamente novo.

INGREDIENTES:

- 200 g de Penne grano duro
- 150 g de filé mignon (já fiz com maminha maturada e também fica uma delícia)
- 02 tomates maduros e sem pele
- 01 cebola média
- 04 dentes de alho
- 01 cubo de caldo de carne ou de galinha
- 01 cálice de vinho tinto seco
- Azeite
- Folhas de manjericão fresco, manjericão seco ou ervas finas

VAMOS PREPARAR:

Numa panela alta, aqueça água e coloque uma pitada de sal bem pequena. Quando estiver fervendo, coloque o Penne e deixe a panela meio tampada pelo tempo indicado na embalagem do macarrão. Quando o tempo for concluído, coloque um copo de água fria na panela para parar o cozimento. Em seguida, escorra o macarrão e reserve.

Corte o filé em cubinhos pequenos e tempere com sal e pimenta do reino em pó e reserve.

Para o molho pegue uma panela alta coloque azeite em fogo alto. Em seguida, refogue o alho e logo depois a cebola. Coloque o filé e frite-o no refogado. Certifique-se de que ele fique ainda macio, ou "ao ponto", pois ele continuará cozinhando no molho. Acrescente o caldo de carne ou de galinha e dissolva no refogado (dica: corte o cubo em pedaços menores e coloque-os na panela). Em seguida, acrescente o tomate picado, mexa-o bem e deixe dissolver. Alguns minutos depois acrescente o vinho tinto, mexa novamente e baixe o fogo e deixe cozinhar até o ponto que você preferir (Se quiser o molho com pedaços de tomate, você para antes. Se quiser que não tenham pedaços, deixe cozinhar mais tempo até que o tomate se dissolva totalmente). Quando estiver bem perto de concluir, acrescente as ervas (algumas folhas de manjericão ou uma pitada de ervas finas). Deixe cozinhar mais alguns minutos e pronto.

Para servir, coloque o Penne num prato, abra um espaço no centro, coloque uma porção generosa do molho e, se quiser fazer uma graça, coloque duas folhas de manjericão sobre o molho. Não esqueça de disponibilizar um queijo parmesão ralado, de preferência fresco e ralado na hora. É outro sabor.

Como qualquer molho vermelho, para acompanhar, nada melhor do que uma garrafa de um bom vinho tino seco da sua preferência. Ele realça o sabor. Experimente! O sabor é maravilhoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário