sábado, 2 de novembro de 2013

Spagetti a Pomodoro (Minha primeira receita)

Durante muito tempo eu sempre achei que não sabia cozinhar. Dizia com todas as letras que "não sabia nem fritar um ovo direito". É incrível como, sem mesmo testar, nós nos impomos determinadas condições e acreditamos nelas. Eu sou um fã incondicional da cozinha italiana, principalmente das suas massas e pizzas. Um belo dia, resolvi que iria me desafiar e preparar uma massa. Optei por um Spagetti a Pomodoro, que nada mais é do que um macarrão com molho de tomate. Descobri o quanto essa receita é simples e o melhor: ela é a base para todos os molhos vermelhos que se possa fazer, bastando para isso acrescentar outros ingredientes. Portanto, se você quiser impressionar a namorada, esposa, o namorado, esposo ou qualquer pessoa, essa receita é campeã.

Segue abaixo, para 02 pessoas:

- 200 g de Spagetti grano duro (uma ótima opção é o Barilla No. 5)
- 02 tomates maduros e sem pele
- 01 cebola média
- 04 dentes de alho
- 01 cubo de caldo de carne ou de galinha
- 01 cálice de vinho tinto seco
- Azeite
- Folhas de manjericão fresco, manjericão seco ou ervas finas

Vamos preparar o prato:

Numa panela alta, aqueça água e coloque uma pitada de sal bem pequena. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão, espalhe-o bem com um garfo e deixe a panela meio tampada pelo tempo indicado na embalagem do macarrão. Quando o tempo for concluído, coloque um copo de água fria na panela para parar o cozimento. Em seguida, escorra o macarrão e reserve.

Para o molho pegue uma panela alta coloque azeite em fogo alto. Em seguida, refogue o alho e logo depois a cebola. Acrescente o caldo de carne ou de galinha e dissolva no refogado (dica: corte o cubo em pedaços menores e coloque-os na panela). Em seguida, acrescente o tomate picado com as sementes, mexa-o bem e deixe dissolver. Alguns minutos depois acrescente o vinho tinto, mexa novamente e baixe o fogo e deixe cozinhar até o ponto que você preferir (Se quiser o molho com pedaços de tomate, você para antes. Se quiser que não tenham pedaços, deixe cozinhar mais tempo até que o tomate se dissolva totalmente). Quando estiver bem perto de concluir, acrescente as ervas (algumas folhas de manjericão ou uma pitada de ervas finas). Deixe cozinhar mais alguns minutos e pronto.

Para servir, coloque o macarrão num prato, abra um espaço no centro, coloque uma porção generosa do molho e, se quiser fazer uma graça, coloque duas folhas de manjericão sobre o molho. Não esqueça de disponibilizar um queijo parmesão ralado, de preferência fresco e ralado na hora. É outro sabor.

Para acompanhar, nada melhor do que uma garrafa de um bom vinho tino seco da sua preferência. Com certeza, você fará um grande sucesso!



Algumas dicas:

- Essa receita não leva sal. Os ingredientes são suficientes para que o sabor fique equilibrado. No final, se você achar que faltou sal, faça a correção com cuidado.
- Também não precisa acrescentar água no molho. O líquido do tomate e do vinho costumam ser suficientes para um molho encorpado.
- Para o molho o tomate tem que ser bem maduro.  Fazer com tomates verdes não produz o mesmo efeito, nem o mesmo sabor.
- Use sempre macarrão grano duro (esta expressão vem impressa na embalagem). Com ele, você sempre terá uma massa "al dente" e soltinha e se cumprir o tempo indicado na embalagem, não terá como errar.
- Nunca coloque azeite ou óleo na água para cozinhar o macarrão. A massa perde a capacidade de absorver o molho, o que prejudica o sabor.

Abraços e boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário